loader

Dia do Maracatu: artesãos e artistas celebram tradição em Nazaré da Mata

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Dia do Maracatu: artesãos e artistas celebram tradição em Nazaré da Mata
Dia do Maracatu: artesãos e artistas celebram tradição em Nazaré da Mata

Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014, maracatu é marcado pelo colorido das fantasias e a música percussiva.

Personagens do Maracatu Rural no Espaço cultural Mauro Mota em Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco Reprodução/TV Globo O Dia Nacional do Maracatu é comemorado nesta-segunda (1º), este que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014.

A data é de festa em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, cidade conhecida pela tradição dos caboclos de lança e do maracatu de baque-solto.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Misturando dança, música e poesia, o maracatu de baque soltou ou rural está associado ao ciclo canavieiro.

Em Nazaré, o Espaço Cultural Mauro Mota abriga uma exposição permanente de maracatu, com peças e símbolos tradicionais da brincadeira.

O local, nesta segunda-feira (1º), amanheceu em festa, com integrantes do Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira marcando presença, bem como artesãos, a exemplo de Manuel Carlos de França, conhecido como Mestre Barachinha.

Além de mestre de maracatu, Barachinha mantém viva a tradição de fazer, artesanalemente, as golas dos caboclos de lança.

"Cada gola que eu risco é de maneira diferente, às vezes a gente acerta, às vezes a gente agrada, às vezes não", disse ele.

LEIA TAMBÉM: Maracatus recebem título de Patrimônio Cultural Imaterial Artesão e mestre de maracatu, Manuel Carlos de França, conhecido como 'Barachinha' Reprodução/TV Globo "Barachinha" é um dos vários profissionais que se debruçam com muito orgulho à brincadeira em Nazaré da Mata, local que declara ser um celeiro de artesãos como ele.

"Tem muito tempo que eu venho fazendo gola.

Antes de ser mestre de maracatu, eu já era artesão de maracatu de baque solto, já fazia chapéu, estandarte, essas coisas.

Graças da Deus, tenho um amor muito grande, um carinho muito grande por essa arte", declarou o artesão.

Na Mata Norte de Pernambuco, Nazaré da Mata possui a peculiaridade de ter a agremiação de maracatu mais antiga no estado.

Com 104 anos de tradição, o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira é presidido por Edilamar Lopes.

"Cambinda brasileira é referência não só aqui na região da Mata Norte, mas em todo o mundo.

É o maracatu que é ponto de cultura, patrimônio vivo do governo do estado e ainda tem a sua sede no local de origem", disse a presidente.

Edilamar Lopes, diretora de turismo e Presidenta do Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira Reprodução/TV Globo Ela ainda ressaltou a importância de o município conter um dos únicos grupos de maracatu exclusivamente femininos, a Coração Nazareno, além do maracatu mirim formado por crianças de 8 a 14 anos, chamado Sonho de Criança.

Tradição e patrimônio Além do maracatu rural, existe o Nação, que apresenta um conjunto musical percussivo junto a um cortejo real.

Mais encontrado no Grande Recife, ele sai às ruas para desfiles com personagens que acompanham uma corte real, como o séquito do rei e da rainha do Maracatu Nação e outras figuras.

Em 2014, tanto os maracatus Nação e de Baque Solto quanto a brincadeira popular de Cavalo-Marinho viraram Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, durante a 77ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RÁDIO SOL FM SOURE direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RÁDIO SOL FM SOURE. Todos os direitos Reservados.