loader

Em fórum na ONU, Lula e Anielle citam caso Vini Júnior e dizem que atos de racismo são 'imperdoáveis' e mostram 'ódio' contra negros

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Em fórum na ONU, Lula e Anielle citam caso Vini Júnior e dizem que atos de racismo são 'imperdoáveis' e mostram 'ódio' contra negros
Em fórum na ONU, Lula e Anielle citam caso Vini Júnior e dizem que atos de racismo são 'imperdoáveis' e mostram 'ódio' contra negros

Vídeo do presidente brasileiro foi exibido no Fórum Permanente de Afrodescendentes.

Petista também disse que Brasil pode sediar próxima reunião do grupo.

O presidente Lula afirmou em vídeo exibido nesta segunda-feira (30), em um fórum da Organização das Nações Unidas (ONU), que atos racistas são "imperdoáveis".

Ele deu a declaração ao citar o caso na Espanha envolvendo o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.

Há cerca de dez dias, durante jogo entre Real Madrid e Valencia, torcedores do Valencia praticaram atos racistas contra o brasileiro.

Alguns foram identificados e presos.

E o governo brasileiro cobrou autoridades espanholas e esportivas a adoção de medidas para punir os responsáveis e evitar que novos atos aconteçam.

"O racismo transcende fronteiras, como ficou demonstrado nas constantes ofensas sofridas pelo jogador brasileiro Vini Junior.

A lição que podemos tirar desses imperdoáveis episódios é que, se Vini Júnior, um jovem de 22 anos, é capaz de insurgir contra multidões hostis, não resta dúvida de que podemos e devemos fazer mais para interromper esse circuito desumanizador da violência", afirmou o presidente Lula no vídeo exibido na ONU.

O vídeo foi exibido durante reunião do Fórum Permanente de Afrodescendentes, na sede da ONU, em Nova York (EUA).

Nesta quarta, Lula se reuniu em Brasília com presidentes de países da América do Sul; a delegação brasileira foi representada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Brasil de 'portas abertas' Ainda no vídeo exibido nesta quarta, Lula afirmou que o Brasil está de "portas abertas" para receber uma reunião do Fórum de Afrodescendentes e que, se houver participação da comunidade internacional na luta contra o racismo, será possível "virar o jogo".

"A delegação brasileira, sob a liderança da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reitera seu compromisso com a bandeira da igualdade racial no âmbito nacional e internacional, deixando as portas abertas para a realização da sessão do Fórum no Brasil", afirmou o presidente.

"Com a participação de cada uma e cada um de vocês nessa luta, estou certo de que vamos virar o jogo contra o racismo", completou.


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar RÁDIO SOL FM SOURE direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 RÁDIO SOL FM SOURE. Todos os direitos Reservados.